UMA JORNADA PARA REPARTIR ALEGRIAS
Toda a juventude do Rio de Janeiro aguarda com ansiedade o encontro dos jornadeiros de todo o mundo. É verdade que os diálogos virtuais vieram para ficar. Permite-nos ouvir imediatamente o mundo inteiro e dialogar com pessoas de inúmeros locais. No entanto, é indescritível a emoção do contato tête-à-tête. Meus amigos e minhas amigas vivem imaginando as conversas que vão rolar de lado a lado.
– E aí, Juan? Quais são as novidades da Catalunha? Apesar dos problemas, o povo continua demonstrando sua fé cristã?
– E vocês da Angola, do Congo, de Moçambique, de toda a nova África?
– Já viram como são sérios os jovens e as jovens da Noruega, da Suécia e da Dinamarca?
– Já notaram como na Jornada da Juventude, ninguém questiona a fé dos outros? Já viram como os muçulmanos são tão bem-vindos como os israelenses, os budistas, os xintoístas e os peles-vermelhas e os nossos botocudos?
Que maravilha essa reunião de jovens de todo o mundo em que todos se curvam à presença de um Pai carinhoso e fiel! Nesta nossa mensagem diária preocupa-nos a necessidade de falarmos mais da fé cristã, de pensar nos valores da vida e da reorientação de nossos caminhos pessoais. Nenhuma sugestão mais oportuna poderíamos oferecer a vocês do que reabrir a Bíblia e nela procurar as lições que os autores sagrados nos legaram, orientados pelo próprio Deus.
Nossa trajetória de vida repete muito as jornadas de nossos precursores. Como é linda a trajetória de vida de um Abraão, um Isaque, um Jacó e o israelense chamado José, que se sentou ao lado do faraó do Egito. O Egito acolheu o povo de Israel, mas depois o tratou como escravo e quis impedir sua volta à terra dos patriarcas. Também nós somos muitas vezes obrigados a crescer entre estrangeiros, ou pessoas que não nos entendem. Certamente Deus já preparou para nós um Êxodo, uma ultrapassagem do Mar Vermelho, do Rio Jordão, ou uma derrubada de muralhas como as de Jericó. Além disso, Deus nos instala numa Terra Prometida e nos apoia em tudo o que precisamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário